Módulos

O HSM Dinamo foi inteiramente desenvolvido com uma arquitetura modular, com a finalidade de entregar ao cliente o conjunto de funcionalidade necessária à sua demanda e permitir uma expansão neste conjunto através da adição de novos módulos ou novas versões de módulos existentes.

É possível que algumas das funcionalidades descritas a seguir não estejam presentes na sua versão de HSM ou que o módulo que a implemente não tenha sido adquirido. Não existe um relação direta entre função da API e módulo instalado, pois características distintas de uma mesma função podem ser servidas por módulos diferentes. À exceção dos módulos Core (Core Crypto Engine State Manager) e State Manager, todos os demais são opcionais. Em caso de dúvida contate o seu fornecedor para esclarecimentos.

A tabela a seguir lista os módulos disponíveis para esta versão do manual. Consulte seu fornecedor para uma lista atualizada.

Módulo

Descrição

Opcional

Core Crypto Engine

Funções gerais de criptografia. Algoritmos simétricos, assimétricos e hash. Gerenciamento de objetos (chaves criptográficas, certificados, cadeias de certificação, LCRs e arquivos binários).

Não

State Manager

Monitoramento de CPU, memória, sessões ativas, eventos de hardware.

Não

OATH Engine

Autenticação de dois fatores (password + tokencode) padrão Open Authentication (OATH).

Sim

SPB Engine

Codificação e decodificação de mensagens padrão SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Sim

XML DSig Engine

Assinatura de documentos XML conforme padrão W3C

Sim

EFT Engine

Funções para Tranferência Eletrônica de Fundos

Sim

Nos modos de operação restritos somente os módulos Core Crypto Engine e State Manager estão disponíveis para carga, conforme restrições impostas pelas devidas normas, e somente os algoritmos de funções aprovadas poderão ser utilizados.