Sessão
As interfaces de comunicação são a interface local e as interfaces de serviço. A separação entre a interface de comunicação do console local e as interfaces de serviços é bastante distinta. A operação na interface local é feita com a posse dos smart cards e acesso físico ao equipamento, enquanto a operação nas interfaces de serviço é feita por usuários e administradores do HSM remotamente via rede, necessitando haver conectividade.
Para que os usuários possam solicitar serviços ao HSM, é preciso que uma sessão seja estabelecida, isto é, precisa haver um canal de comunicação entre o HSM e o servidor a partir de onde o usuário opera. Estas sessões são estabelecidas através da interfaces de serviço do HSM e podem ser mantidas em texto claro ou cifradas. Para estabelecer uma sessão o usuário deve ser autenticado, ou seja, provar que é um usuário válido do HSM; esta autenticação pode ser feita através de conhecimento (nome de usuário e senha) ou posse (nome de usuário, senha e um token físico).
Dentro da sessão estabelecida os serviços estarão disponíveis conforme os módulos carregados no HSM, que podem variar de acordo com o modelo e opção de compra.
Last modified 15h ago
Copy link