Configuração

As diferentes aplicações que utilizam os serviços do HSM têm modo de funcionamento e necessidades diferentes. Algumas podem abrir uma única sessão e efetuar todas as transações dentro desta sessão, outras podem abrir a sessão, efetuar uma operação pontual, fechar a sessão e iniciar novamente o processo, numa operação cíclica de abrir e fechar sessões. Além disso as condições da rede onde acontece a comunicação entre a aplicação e o HSM podem ser bastante diversas, por exemplo exigindo um maior número de tentativas de estabelecimento de sessão. Outros aspectos como cache de sessões e balanceamento de carga também podem ser ajustados em cada aplicação.

Diversos aspectos da operação da biblioteca cliente do HSM, e portanto das aplicações que carregam a biblioteca para requisitar os serviços do HSM podem ser alterados via configuração de variáveis de ambiente no sistema operacional onde rodam. Conforme o escopo da variável de ambiente a definição pode ser restrita a um único processo rodando com a biblioteca cliente do HSM ou para todo o servidor e portanto válida para todas as aplicações carregadas.

Ss parâmetros de funcionamento da biblioteca são lidos no momento em que a bibliotecas é carregado na aplicação. Alterações neste parâmetros serão efetivos na aplicação na próxima em que a aplicação fizer a carga da biblioteca.